Terça, 13 de março de 2018, 08h52
Tamanho do texto A- A+


Geral / ao Iphan

Arqueologia entrega relatório de praças do PAC

Após essa etapa dos serviços, as obras devem ser retomadas até a próxima semana

Os trabalhos de pesquisa arqueológica realizados pela empresa Archeos Arqueologia contratada para fazer as readequações das praças contempladas pelo Pac Cidades Históricas - Praça da Mandioca, Praça Dr. Alberto Novis e Escadaria do Beco Alto -, foram concluídos. Na última sexta-feira (09), os tecnicos encaminharam um relatorio ao Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) que deverá analisar e autorizar a Prefeitura de Cuiabá a dar continuidade nas obras de readequação. A Praça Senhor dos Passos a primeira a ter suas obras iniciadas já esta em fase de conclusão, com previsão de entrega para o aniversário de 299 anos de Cuiabá, no dia 08 de abril. A ultima a ser entregue será a Praça Caetano de Albuquerque.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano tão logo o Iphan autorize, as obras serão recomeçadas.

De acordo com a Secretaria, nas obras de readequação nada da versão original das praças será retirado e sim, acrescentado. Como piso, novos bancos, luminárias, pintura, mais árvores e demais componentes deste o tipo de espaço público. Com a conclusão da análise pelo Iphan as obras seguiram normalmente.

“Estamos aguardando a conclusão do Iphan com a autorização para que possamos retormar as obras e concluí-las, o quanto antes, para que possamos devolver à população seu patrimônio restaurado", assegurou Juarez Samaniego.

As ordens de serviço das obras foram dadas em 02 de janeiro, quando as Praças Senhor dos Passos e Dr. Alberto Novis, começaram receber as primeiras intervenções. Em seguida, foi a vez da escadaria do Beco Alto chegando logo à Praça da Mandioca, que teve que aguardar um pouco mais, por conta das festividades carnavalescas. O lugar deverá receber um aumento na sua dimensão. Na lateral da praça, que fica na Rua Ricardo Franco (rua do meio), ela deverá receber um aumento de 2,40 cm e na frente, na Rua Pedro Celestino, o aumento será de 3,60 cm, o que deixará a praça maior e mais bonita.

Desde o princípio foi previsto no caderno de encargos das obras, quatro etapas para realização dos serviços. Na primeira etapa, no protocolo do projeto foram previstos serviços de diagnóstico, prospecção, monitoramento e resgate. Na segunda etapa, quando houvesse a remoção do piso, onde fosse possível, seria feita a prospecção, ou seja, a sondagem para ver se existe no local algum tipo de vestígio ou estrutura. As etapas seguintes são o monitaromento e resgate.

Na última reunião com representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Iphan e das empresas responsáveis pelo processo de requalificação, foram discutidos os resultados das primeiras análises feitas pela empresa de arqueologia e pelo Iphan. Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juarez Samaniego destacou que a Prefeitura de Cuiabá está empenhada em fazer a readequação completa das praças sem que isso onere o valor da obra e ainda que as obras proporcionem um resgate histórico de locais significativos para a cidade.



AVALIE:
0
0
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

FECHAR
Mato Grosso Notícias © 2018 - Todos os direitos reservados