Quinta, 05 de abril de 2018, 10h53
Tamanho do texto A- A+


Geral / em vg

Inauguração marca um novo conceito em odontologia

O Centro Odontológico possui 17 consultórios odontológicos, equipamentos de última geração e 22 profissionais dentistas à disposição da população, com estrutura para atender 400 pacientes/mês

A prefeita Lucimar Sacre de Campos inaugurou na noite de terça-feira (4) o Centro Odontológico de Várzea Grande, ao lado do governador do Estado, Pedro Taques, do vice-prefeito José Hazama, sendo o maior Centro de Atenção à Saúde Bucal da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, marcando um novo conceito de atendimento em odontologia.

Com 17 consultórios odontológicos, equipamentos de última geração e 22 profissionais dentistas à disposição da população, o Centro Odontológico oferece atendimento referenciado e espontâneo, com estrutura para atender 400 pacientes/mês, inclusive com serviço como tratamento de cárie, canal, cirurgia, aplicação de flúor, escovação, limpeza e diagnóstico de câncer bucal.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos destacou o empenho da equipe da Secretaria Municipal de Saúde para garantir a infraestrutura moderna da unidade. “Estas instalações do Centro, que são de excelência, demonstram nosso esforço e de todos que aqui vão trabalhar”. Destacou ainda a parceria com o Ministério Público de Mato Grosso que por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta –TAC- com uma empresa privada construiu o prédio, que possibilitou o município ter este importante serviço dentro da Rede de Serviços do Sistema Único de Saúde de Várzea Grande.

“Agora o Governo do Estado e o Univag vão entrar como parceiros. O Univag na cessão de pessoal e o Governo do Estado com recursos financeiros na ajuda da manutenção e custeio da unidade até que consigamos credenciar junto ao Ministério da Saúde. Várzea Grande cresce com as parcerias e união de esforços”, afiançou a prefeita.

A Prefeita destacou, ainda, a importância do trabalho a ser desempenhado pelos profissionais que atuarão no local: “Quero agradecer, sobretudo, aos profissionais de odontologia que farão a grandiosidade desses serviços, porque a nossa principal obra é garantir que cada pessoa que venha aqui tenha dignidade no atendimento e sua necessidade em saúde bucal resolvida.Vamos também atender todos os nossos alunos da Rede Municipal de Educação e os do Estado”.

O Governador Pedro Taques destacou que implantar esse serviço de saúde bucal é uma questão de dar dignidade as pessoas. “O Governo do Estado já e parceiro de Várzea Grande em várias frentes de serviços do SUS, principalmente nas ações do Pronto Socorro, e agora em mais esta ação que fortalece os serviços gratuitos do SUS. O Centro é dar nova oportunidade a quem tinha perdido a esperança de poder tratar os dentes e voltar a se relacionar socialmente. Temos então esse desafio da expansão da Rede de Serviços do SUS. Como Lucimar afirmou, este que é o primeiro de muitos outros serviços que vamos oferecer à população, nesta modalidade ”, disse. Lembrando ainda o Governador que as parcerias vão além da Saúde Pública como também na infraestrutura e educação. “Vamos assinar ordem de serviço para construção de mais três escolas estaduais, uma deles será já no dia 5 de abril, que será edificada no bairro Gonçalo Botelho atendendo alunos da região incluindo a comunidade de Souza Lima”.

A inauguração do Centro Odontológico também contou com a presença do ex- governador Júlio Campos. “Dou meus parabéns a prefeita Lucimar Sacre de Campos por mais essa iniciativa, pioneira para transformar essa realidade de Várzea Grande, garantindo a melhoria da qualidade de vida de toda a população ”, disse.

Diógenes Marcondes explicou a importância da nova unidade de saúde: “Mais uma grande ação da prefeita Lucimar Sacre de Campos na área da saúde, uma ação importante e fundamental, um Centro que não existia e passa a atender toda a população de Várzea Grande se consolidando como o maior da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, para a especialidade, na Atenção Básica de Saúde Bucal e após o credenciamento que será feito junto ao Ministério da saúde vamos avançar mais e ofertar serviços mais complexos que são periodontia e cirurgias.”

Além dos atendimentos semanais, o Centro garantirá ampliação da meta de acordo com a demanda, como explica o coordenador da Política de Saúde Bucal de Várzea Grande, Narciso Santana da Silva. “Temos a meta inicial de atender 20 pessoas por mês, para cada cadeira, elevando este atendimento para cerca de 400 pessoas /mês. Mas podemos aumentá-la de acordo com a demanda. Com as metas específicas por especialidade, estamos preparados para ofertar mais serviços, após passados três meses de funcionamento, prazo necessário para recebermos recursos tanto por parte do Governo do Estado quanto do Ministério da Saúde, aí sim teremos mais capacidade de atendimento. Lembrando que a média complexidade em Saúde Bucal os serviços estão instalados na Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h e a Alta Complexidade no Hospital e Pronto Socorro. Por isso vamos atender de segunda à sexta. As demais unidades são serviços 24 horas .”

Para o secretário municipal de Assuntos estratégicos Jayme Campos o Centro é um marco importante no tratamento bucal do Município. “Nós ainda não dispúnhamos de um Centro capaz de atender todas essas especialidades, oferecendo um serviço de excelência que vem para ocupar e suprir o setor, garantindo atendimento a todos os várzea-grandenses”. Destacou a qualidade dos equipamentos oferecidos na unidade: “Fiquei surpreendido com a qualidade dos equipamentos instalados, de última geração, vejo que Lucimar tem o compromisso para garantir o bom atendimento “Os pacientes que chegarem aqui poderão ter acesso a uma infinidade de serviços e vão ter o tratamento completo, o que representa uma conquista muito importante. Várzea Grande desenvolve e cresce na gestão da Lucimar porque é zelosa e criteriosa com os gastos públicos de forma transparente vem priorizando as áreas essenciais como Saúde, Educação, Social e Infraestrutura”.

SERVIÇO: O Centro Odontológico vai atender de segunda à sexta das 7:30h às 17:30h. Ficarão a disposição 16 consultórios, 22 dentistas com atendimentos divididos oito no período da manhã e oito no período da tarde, fora as cadeiras com os especialistas. Ficarão também a disposição quatro profissionais odontopediatras, dois pela manhã e dois no período da tarde, dois endodontistas, um pela manhã e um no período vespertino e seis residentes estagiários na parceria com o Centro Universitário - Univag.

Participaram também da Inauguração o presidente de Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, deputado estadual Eduardo Botelho, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual, Gilmar Fabris, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Várzea Grande, Benedito Francisco Curvo, o ex-vice-governador, Osvaldo Sobrinho, ex-deputado estadual Joaquim Sucena, familiares do homenageado que leva o nome do Centro Odontológico, “Joaquim Mendes Carvalho-Quincas”, vereadores, líderes comunitários, servidores públicos e população em geral.



AVALIE:
0
0
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

FECHAR
Mato Grosso Notícias © 2018 - Todos os direitos reservados