Quinta, 07 de dezembro de 2017, 13h44
Tamanho do texto A- A+


Geral / VÁRZEA GRANDE

Matrículas na Rede Municipal começam no dia 11 com mil novas vagas

Para o ano letivo de 2018 estarão sendo ofertadas cerca de mil novas vagas para preenchimento na Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental

A secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande inicia na próxima segunda-feira, dia 11, a temporada de matrículas na rede pública municipal. Para o ano letivo de 2018 estarão sendo ofertadas cerca de mil novas vagas para preenchimento na Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental. As vagas abertas derivam da expansão da rede municipal, com inaugurações e reformas, como também de um reordenamento realizado pelo segundo ano consecutivo para melhor distribuição de vagas por unidades, séries e turmas.

O período de matrícula e rematrícula está dividido em duas fases. Alunos que já fazem parte da Rede terão até do dia 11 ao dia 15 desse mês para renovar sua permanência. Já alunos novos, àqueles que vão ingressar na rede municipal, terão de 8 a 12 de janeiro de 2018 para efetuar as matrículas. Como a rede municipal pública de Várzea Grande ainda não oferta o serviço online – via internet – pais e responsáveis terão de ir à unidade escolhida, ou à unidade em que o estudante já frequenta para validar a renovação ou efetuar a matrícula.

Várzea Grande inicia 2018 com 81 unidades de ensino público municipal, sendo 49 escolas urbanas, 12 escolas do campo, 19 Centros de Educação Infantil (CMEIs, creches) e um Centro Especializado.

O secretário de Educação, Sílvio Fidelis, lembra que a expansão da rede municipal de ensino pode, entre outros indicadores, ser mensurada pelo crescimento de novas vagas. “Considerando a inauguração da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Professora Eliza Maria da Silva’,no dia 6 de dezembro, a rede municipal de ensino ampliou em 21% a oferta de novas vagas entre 2015 e 2017. A previsão para o próximo ano letivo é de matricular mais de 26 mil alunos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental”.

Ainda como completa o secretário, de 2016 para 2017, a oferta de novas vagas deu um salto no Município com o acréscimo de mais de 5 mil vagas. “Acredito que de 2018 para 2019 teremos um grande incremento, pois somente em CMEIs serão 15 novas unidades”.

A coordenadora da Comissão responsável pela orientação e acompanhamento do processo de matrículas para o ano letivo de 2018, Creonice de Oliveira Barbosa, chama à atenção de pais e responsáveis para que não deixem para efetuar as matrículas e a rematrículas nos últimos dias e se possível, façam uma visita à unidade para checar a via escolar do aluno ou mesmo confirmar quais documentos serão necessários. A coordenadora reforça ainda que todas as informações sobre as matrículas poderão ser obtidas nas unidades escolares, que estão atendendo ao público de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Normatização – A edição de hoje (7) do Diário Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso traz a publicação da Portaria de número 141 da secretaria municipal de Educação que institui a Comissão responsável pela orientação e acompanhamento do processo de matrículas nas unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino de Várzea Grande, para o ano letivo de 2018.

Compete à Comissão coordenar ações voltadas à temporada de matrícula, articular junto às unidades escolares as medidas necessárias para cumprimento da legislação vigente e divulgar o processo de matrículas nas unidades escolares da Rede Pública.

A presidência da referida Comissão será responsabilidade da subsecretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Catarina Sena. Além dela, outros sete servidores da Superintendência de Gestão Escolar/Gerência de Legislação e Normas da Pasta, integram a Comissão: Creonice de Oliveira Barbosa, Catarina Maria da Silva Ivete de Queiroz Porto, Izabel Cristina de Santana Barreto, Laureane Orro de Campos Xavier Siqueira, Margareth Rose da Silva Vieira e Rosilene Paula da Silva.

Serviços: O secretário Silvio Fidelis,reforça sobre os prazos legais definidos e caso pais ou responsáveis não fizerem a rematrícula dentro do prazo estipulado, o aluno deverá concorrer à vaga juntamente com os novos alunos matriculados.

Para a matrícula de novos alunos, o período será de 8 a 12 de janeiro de 2018. Os documentos exigidos para a matrícula são: Certidão de Nascimento ou RG do aluno, Cartão de Vacinação (para alunos até o 3º ano do Ensino Fundamental), comprovante de endereço atualizado, RG ou CPF dos pais ou responsável e 1 foto 3x4. Para a transferência de aluno, no ato da matrícula é necessário apresentar o documento de Transferência ou a Declaração provisória emitida pela escola de origem.

Os pais ou responsáveis que desejarem matricular seus filhos em outra unidade escolar, devem solicitar o documento de Transferência do aluno após o término do período letivo (após 22/12) e apresentar a documentação necessária para a matrícula logo no início do período de matricula (de 8 a 12/01).

Todas as informações sobre as matrículas poderão ser obtidas nas unidades escolares, que estão atendendo ao público de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h e das 13 às 17h. Mais informações poderão ser obtidas também na Gerência de Legislação e Normas da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, nos telefones: 3688-8152 ou 98442-8348.



AVALIE:
0
0
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

FECHAR
Mato Grosso Notícias © 2013 - Todos os direitos reservados