Segunda, 17 de dezembro de 2018, 15h34
Tamanho do texto A- A+


Geral / cata-treco

Novos caminhões irão potencializar atendimento

Cerca de R$ 1 milhão foi investido na aquisição de quatro veículos para a ação de zeladoria e um para irrigação

Aproximadamente R$ 1 milhão investido em limpeza pública, saúde preventiva e melhor qualidade de trabalho para os servidores municipais. Foi dessa forma que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, avaliou a aquisição de mais quatro caminhões para atendimento das demandas do programa Cata-treco. Entregue nesta segunda-feira (17), os novos equipamentos se juntam à atual frota de cinco veículos e devem ampliar a quantidade de bairros beneficiados com a atividade de zeladoria.

A solenidade marcou também o lançamento do Disque Cata-treco, canal pelo qual a população poderá solicitar o recebimento do serviço. A partir da próxima semana, o cidadão que desejar agendar a ida de um dos caminhões até o seu bairro, poderá utilizar o número fixo (65) 3645-5518 ou comunicar a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos pelo WhatsApp (65) 9 9243-6502. O valor aplicado pela Prefeitura é oriundo da Fonte 100 e garantiu também a chegada de um novo caminhão pipa, para o trabalho de irrigação.

“O Cata-treco é um dos programas mais populares da nossa gestão. É uma ação que engloba limpeza, saúde preventiva e envolvimento da população em um processo que beneficia a todos. Fizemos uma pesquisa com os cidadãos de todas as regiões da cidade e ela demonstrou que o programa está entre os mais bem avaliados. Por isso, contando com uma efetiva participação da primeira-dama, Márcia Pinheiro, decidimos que era necessário ofertar uma nova estrutura, modernizar os equipamentos e melhorar as condições de trabalho dos operários”, comentou Pinheiro.

Importante ferramenta do Município no combate aos bolsões de lixo e na zeladoria da cidade, o programa era executado com um aparato de cinco caminhões e atendeu, em 2017, mais de 150 comunidades das quatro regiões da Capital. Neste ano, até o mês de novembro, a atividade já havia alcançado cerca de 170 bairros. A expectativa é de que, com o reforço na quantidade de veículos e a disponibilização do canal de atendimento, os números deem um grande salto no próximo ano.

“Temos uma equipe na Secretaria apronta para agendar as solicitações de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 11h. Com isso, temos a certeza que a atuação do nosso grupo de recolhimento dos resíduos será intensificada, chegando a todos os bairros da Capital. Vamos massificar os números do canal de atendimento e fazer com que a população se sinta inserida nesse processo de limpeza e preservação ambiental.”, explicou o secretário José Roberto Stopa.

O Cata-treco foi implantado em 2017, com o objetivo de oportunizar o descarte correto de objetos sem serventia. De acordo com o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos, o programa faz o recolhimento de utensílios como camas, sofás, fogões e geladeiras. “O que fazemos é evitar que esses materiais sejam dispensados ilegalmente em terrenos baldios e áreas de preservação ambiental. Recolhemos os objetos e damos a destinação correta. É importante ressaltar que restos de construções civis não fazem parte do quadro de atendimento”, pontuou o diretor.



AVALIE:
0
0
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

FECHAR
Mato Grosso Notícias © 2018 - Todos os direitos reservados