Sexta, 28 de dezembro de 2018, 15h23
Tamanho do texto A- A+


Geral / nos bairros

Prefeitura de VG intensifica limpeza e conservação

O alerta é para não jogar lixo na rua, o que causa danos a saúde da população

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana está intensificando neste fim de ano, os trabalhos de manutenção de limpeza das vias públicas da cidade. A medida tem objetivo de deixar a cidade mais limpa e atraente, para as festas de fim de ano. Apesar das constantes chuvas, os serviços vão sendo executados gradativamente e o alerta é para que também os moradores deixem suas calçadas limpas e terrenos roçados.

Além da coleta de entulhos, a prefeitura vem executando, dentro da normativa legal, a poda de árvores, roçagem de grama nos espaços públicos e nos canteiros centrais, além de limpeza das ruas e avenidas, com varredura e coleta de lixo.

O titular da pasta, Breno Gomes informa que apesar deste período de chuvas intensas, a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana vem cumprindo o cronograma de trabalho semanal e intensificando com outras frentes de trabalho para maior cobertura da cidade.

“Esses serviços fazem parte da nossa rotina de atuação, por isso as equipes de limpeza urbana estão realizando as ações em todos os bairros da cidade. Nesta época do ano os serviços em alguns locais, como por exemplo, na região central da cidade, são realizados com mais frequência, porque as chuvas típicas deste período do ano favorecem o acúmulo de lixo em espaços mais abertos, daí a necessidade de manutenção nestes locais em um prazo de tempo menor. Os trabalhos de capinação, limpeza e pintura de meio-fios proporcionam um visual mais agradável à população, em especial aos frequentadores de logradouros públicos, a exemplo das praças.”, comentou.

Embora a Prefeitura Municipal tenha implantado programas - ‘Uma Várzea Grande Melhor para a Nossa Gente’, '‘Coleta Seletiva com Educação Sustentável’ e ‘Todos Unidos: Várzea Grande contra a Dengue’ – que foram realizados no decorrer deste ano, a falta de conscientização em relação à responsabilidade com a limpeza pública da cidade, ainda é uma das dificuldades encontradas pela Secretaria de Serviços Públicos.

“Com as chuvas e o lixo jogado nas ruas, a consequência é entupimento de bocas de lobo, cidade suja, poluição de rios. Todas essas campanhas são realizadas com o propósito de chamar a atenção da população quanto aos perigos que a prática criminosa de descarte irregular de resíduos sólidos provoca em uma cidade, principalmente em locais não apropriados. A formação de bolsões de lixo, causam danos à saúde pública, com o aumento de doenças endêmicas como exemplo a dengue”, alertou o secretário.

Neste ano de 2018 boas ideias também foram compartilhadas. Servidores da secretaria de Serviços Públicos e trabalhadores da Associação dos Catadores de Material Reciclável de Várzea Grande (Ascovag) colocaram em prática, um projeto que estimula a reciclagem de papel, plásticos e metais. A ‘Coleta Seletiva com Educação Sustentável’, que está sendo realizado, desde o mês de março, com os moradores do bairro Nova Várzea Grande.

“O projeto que até então era piloto, agora está sendo desenvolvido em outros bairros, e com resultados positivos. O trabalho é mantido por cooperativas e conta com o apoio da Administração Municipal. É uma ação importante de mudança de comportamento, por isso estamos buscando ampliar ainda mais essas parcerias”, comentou Breno Gomes.

Para o secretário 2018 foi um ano de muito trabalho para manter Várzea Grande mais bonita e aconchegante, e dentro da expectativa da Secretaria de Serviços Públicos tivemos avanços positivos. “Apesar da dificuldade financeira enfrentada em todo o País, conseguimos fazer muito mais do que estava planejado e o resultado é o desenvolvimento de Várzea Grande que está se tornando uma cidade mais bonita e mais agradável para se viver. Em 2019, vamos dar continuidade ao trabalho desenvolvido no decorrer deste ano, vamos implantar novos projetos, com a parceria da população”, pontuou.



AVALIE:
0
0
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

FECHAR
Mato Grosso Notícias © 2018 - Todos os direitos reservados