Domingo, 18 de junho de 2017, 09h26
Tamanho do texto A- A+


Geral / Na Capital

Projeto realizou mais de 8 mil atendimentos

Além das consultas, toda a logística de exames laboratoriais fica por conta do projeto, da solicitação à coleta, transporte e entrega dos resultados

Seguindo a tônica de uma gestão humanizada, a Prefeitura de Cuiabá realizou 8.316 mil atendimentos de saúde a moradores da zona rural e participantes de grupos terapêuticos de Cuiabá.

 

Ao todo, 14 comunidades foram visitadas pela equipe formada por múltiplos profissionais, que integram o projeto ‘Consultório Itinerante’, no período de janeiro a maio deste ano.

 

Ocorre que mais de 11 mil habitantes do Município vivem na zona rural. É o que revela a última estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016. O número corresponde a aproximadamente 2% do total de 585 mil habitantes da Capital.

 

De acordo com o responsável técnico do projeto, Marcelo Coelho, é comum encontrar pacientes que nunca passaram por uma consulta médica ou tomaram vacina.

 

“Não podemos deixar essas pessoas descobertas pelo simples fato da distância às unidades básicas de saúde. Cumprimos, assim, a missão de levar atendimento médico e odontológico, apoiados sempre no tripé orientação, prevenção e tratamento”.

 

Marcelo revela que as doenças mais prevalentes nessas comunidades são verminoses, decorrentes da falta de água tratada, bem como doenças de pele, diabetes e hipertensão.

 

O acompanhamento é feito de forma contínua, em ciclos de aproximadamente 60 dias para os retornos, atuando assertivamente sobre os problemas pontuais de cada grupo de pacientes.

 

Numa van, o consultório itinerante percorre as comunidades com uma equipe de profissionais composta por um médico generalista, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um técnico de saúde bucal, um psicólogo, um agente administrativo e um motorista.

 

Além das consultas, toda a logística de exames laboratoriais fica por conta do projeto, da solicitação à coleta, transporte e entrega dos resultados.

 

Além dos cuidados básicos, é feita a distribuição de Kits de saúde bucal e medicamentos, bem como o encaminhamento a outras especialidades médicas quando necessário. O projeto também desenvolve ações de atenção e promoção à saúde.

 

“Nosso trabalho permite uma prática de saúde próxima do cidadão, humanizando os serviços. Afinal, acabamos estabelecendo um vínculo com a população”, considerou Marcelo.

 

Agenda

 

- 19/06 - Coleta de exames do Lar Cristão Masculino

 

· 20/06 - Apoio à Pré-Conferência de Saúde Rural: Fazenda Velha/Raizama

 

· 21/06 - Comunidade Coivaras

 

· 22/06 - Coleta de exames na Comunidade Coivaras

 

· 26/06 - Casa Terapêutica Paraíso

 

· 27/06 - Coleta de exames na Casa Terapêutica Paraíso

 

· 28/06 - Comunidade Gamaliel

 

· 29/06 - Comunidade Gamaliel

 

· 30/06 - Coleta de exames na Comunidade Gamaliel



AVALIE:
0
0
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

FECHAR
Mato Grosso Notícias © 2013 - Todos os direitos reservados