Como declarar Imposto de Renda em 2023?

Como fazer a declaração de imposto de renda em 2023, siga o passo a passo de como preencher e
enviar sua declaração de forma simples e fácil.

Declarar Imposto de Renda

Você pode fazer a sua declaração de imposto de renda tanto pelo seu computador ou mesmo pelo seu
celular então se você recebeu renda superior a R$ 28.559 70 centavos em 2022 você está obrigado a entregar sua declaração de imposto de renda em 2023.

Como declarar Imposto de Renda em 2023
Como declarar Imposto de Renda em 2023

Outros requisitos que tornam obrigatório a declarar o imposto de renda para 2023, ter operado na Bolsa, ter ganho mais de 40 mil reais em rendimentos isentos ou outros.

Primeiros Passos

No Google procure por IRPF 2023 download, acesse o site www.gov.br, clique em: download do programa de Imposto de Renda, para baixar o programa do imposto de renda na versão 2023.

Até quando a versão vai ficar disponível?

Estará disponível no final de Fevereiro e começo de Março que é quando o governo libera para o público.

Como usar?

Depois que fez o download, você vai abrir o programa e em Nova há três opções para iniciar sua declaração, crie uma declaração em branco, então deixe marcado o tipo de declaração de ajuste anual.

Inicie a declaração em branco, insira o seu CPF, Nome, assim que colocar o seu CPF será identificado seu nome, então você vai dar um ok. Na tela principal do Imposto de Renda do programa gerador, as fichas ao lado na esquerda você vai utilizar para tá preenchendo o seu Imposto de Renda.

Se está declarando pela primeira vez pode ficar tranquilo que com esse passo a passo conseguirá preencher de forma correta as informações.

A primeira ficha que vai utilizar para preencher o seu Imposto de Renda é a ficha de Identificação do
contribuinte, identifique os seus dados, o tipo de declaração já está selecionado, declaração de ajuste anual original.

Deixe selecionado a opção, abaixo é onde você vai colocar o número do recibo da sua última declaração do ano passado para quem fez, se você não fez, não declarou no ano passado essa informação pode ficar em branco.

No campo abaixo preencha com os seus dados, logo após selecione a sua ocupação principal. Informe a sua ocupação principal, clique na lupa há diversas ocupações que você vai selecionar que mais se aproxima da função que exerce no trabalho.

Feito isso vamos pular para a ficha dependentes, logo abaixo, nessa ficha informe os seus dependentes.nn Então novo será necessário informar o tipo de dependente que é filho, filha, irmã, irmão, pais, avós.

Então você vai selecionar quais são os seus dependentes, selecione abaixo o CPF do seu titular. Coloque a data de nascimento, o nome do seu dependente já vai ser identificado de forma automática, informe também o e-mail e um celular e se o dependente ele mora com você, você seleciona a opção dependente mora com titulada a declaração.

Então você vai dar um ok, tá declarado o seu dependente, se há um outro dependente a sua esposa
então clique abaixo em novo e informe os dados do seu novo dependente.

Próximo passo você vai pular para ficha abaixo, essa ficha é apenas para quem paga pensão, então informa nesta ficha os alimentando que em razão de decisão judicial quando homologado judicialmente ou escritura pública a que se refere ao artigo tal ou declarante tenha pago em favor deles.

Acompanhe todos os detalhes no vídeo abaixo:

Veja também: Roma completa 2.776 anos de existência

Botão Voltar ao topo